[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
1 Recorte
A primeira coisa a fazer é recortar a modelo usando a ferramenta Pen.
Simplesmente trace ao redor do corpo inteiro (não se preocupe com os
cabelinhos soltos, que nem sequer ficarão visíveis na imagem final).
Faça uma cópia da seleção em uma nova camada. Use a Pen e apague o fundo entre os braços.
Abra uma nova camada e ponha-a por baixo da
anterior. Depois, selecione a parte mais clara da cor de fundo original
e preencha com ela a nova camada. Escolha um Airbrush macio e ajuste Opacity, Jitter e Flow Jitter para Pen Pressure em Brush Presets. Pinte pontos escuros para que a imagem se pareça com a original.
3 Textura do fundo
Abra a textura MetalBare0117_L do
CGTextures e cole em sua tela sob a garota. Inverta horizontalmente e
aumente até que preencha a tela de todos os lados. Ajuste o modo de
mesclagem dessa textura para Color Dodge. Aplique uma máscara de camada e apague algumas partes para criar uma aparência desgastada.
4 Adicione manchas na parede
Abra a textura SplatterWedge0020_L de CGTextures. No menu Channels, dê Cmd/Ctrl + clique no canal invertido na parte de baixo e cole a seleção na tela principal. Abra Hue/Saturation e arraste Lightness para -100. Use o comando Transform (Cmd/Ctrl + T). A seguir, dê Ctrl/clique direito e escolha Warp para ajustar as manchas a seu gosto.
5 Mais manchas
Repita a etapa 4 usando as
seguintes imagens do CGTextures:
SplatterLeaking0007_L,SplatterWedge0020_L, SplatterCircle0017_L,
SplatterRound0050_L e BrushStrokes0003_M. Utilize também 1108939 de
sxc.hu. Crie máscaras de camada para as últimas duas imagens e para a
camada da modelo e esmaeça as bordas dos respingos usando a ferramenta Gradient ou o Soft Brush. Duplique BrushStrokes0003_M, inverta horizontalmente, comprima e ponha sob o original.
6 Respingos nas roupas
Duplique
SplatterWedge0020_L, que está no fundo, e ponha por cima de tudo.
Diminua a escala, deforme e crie uma máscara de camada para esmaecer a
mancha usando um pincel suave, para que ela pareça um respingo sobre a
roupa.
7 Respingos pretos no cabelo
Abra a textura SplatterCircle0006_L do CGTextures e siga a técnica do canal do passo 4 para recortá-la e aplicá-la à tela do tutorial. Pinte-a de preto usando Hue/Saturation e posicione os respingos mais finos no alto do cabelo da modelo e no fundo. Depois, use a ferramenta Eraser com um pincel suave e apague o respingo preto para que ele não cubra o rosto. Mantenha todas as texturas minimizadas e abertas.
8 Manchas no rosto
Abra SplatterRound0052_L e use o passo 4
novamente para recortá-lo e colocar na tela. Em vez de deixá-lo
totalmente preto, transforme a cor vermelha em um marrom escuro e ponha
sobre o rosto da modelo como quiser, com modo de mesclagem Color Dodge. Mova as partes da mancha que não estão visíveis, colocando-as sobre a pele da garota.
9 Mais respingos no rosto
Duplique os respingos no rosto que acaba de criar, altere o modo de mesclagem para Normal
e clareie de acordo com a cor da pele. Os pontos mais agudos dos
respingos devem partir do lado esquerdo da testa da modelo; apague tudo,
com exceção dessas pontas.
10 Mais respingos na pele
Abra a textura SplatterCircle0006 do CGTextures e recorte como no passo 4; a seguir, posicione na tela. Ajuste o tamanho e ponha sobre o ombro da modelo. Segure Cmd/Ctrl
e clique na miniatura; selecione a cor da pele e pinte sobre a seleção
para trocar o vermelho por essa cor. Crie uma máscara de camada, dê Cmd/Ctrl + I para invertê-la e pinte sobre a área, deixando apenas os respingos nas costas.
11 Fios de pele
Crie uma nova camada e selecione a ferramenta Line. Verifique se Fill Pixels está selecionado no menu superior e se Weight
está ajustado para 2 px. Selecione a cor da pele como cor de primeiro
plano e desenhe várias linhas diferentes saindo dos ombros, braços e
pescoço.
12 Fios vermelhos
Crie outra camada e pegue a ferramenta Pen
com o botão Paths selecionado no menu superior. Crie demarcadores
curvos saindo do rosto e do ombro. Depois de criar a primeira curva, dê Ctrl e clique com o botão direito. Escolha Stroke Path para preencher o demarcador com a linha e delete o demarcador. Repita em todas as curvas.
13 Ajustes na tinta
Crie uma nova camada e ponha-a sob as duas camadas de fios. A seguir, pegue o pincel Chalk 60 Pixels e, nas configurações do pincel, marque Other Dynamics. Ponha os Jitters Opacity e Flow em Pen Pressure nos menus de cortina.
14 Pintando a pele
Para esta parte em particular do
tutorial, você vai usar seu olho artístico juntamente com a tablet para
criar o efeito de que a pele da modelo está sendo arrancada pelos fios
de 2 px criados anteriormente. Enquanto pinta, segure o botão Opt/Alt para que seu pincel se transforme no Eyedropper, permitindo selecionar diferentes tons da pele enquanto pinta.
15 Buracos na pele
Em Brush Presets, desative Opacity Jitter.
Os buracos na pele devem ter bordas marcadas para dar a sensação de que
ela está seca e rachando. Também sugerimos pintar rachaduras em algumas
bordas para reforçar o efeito.
16 Luzes na pele
Para que a pele pintada se destaque você
deve pintar luzes em parte da borda externa da pele solta. Não exagere
para a imagem não parecer muito contornada.
17 Brilho nas roupas
Na parte de baixo da paleta Layers, clique no ícone Create a new fill or adjustment layer e selecione Solid Color.
Escolha um vermelho claro. Inverta a máscara de camada e pinte sobre a
parte de cima da roupa da modelo, onde ela é vermelha. Ajuste para Multiply.
18 Mais respingos
Abra SplatterThickPaint0060_L, recorte a mancha e ponha-a na tela. Use Transform (Cmd/Ctrl + T) para comprimir um pouco a forma e posicione-a à esquerda do braço. Segure Cmd/Ctrl e clique na miniatura; depois, pinte sobre o vermelho com uma cor de pele e escureça a borda com a ferramenta Burn. Crie uma máscara de camada e apague a borda da direita para que ela se mescle à pele.
19 Sem sobras
Pode ter sobrado uma franja vermelha ao redor das bordas da mancha. Para eliminá-la, vá a Layer > Matting > Defringe na barra superior, ajustando Width para 1 pixel. Dê OK. Esse recurso removerá 1 pixel de largura nas bordas da mancha.
20 Sombra do respingo
Segure Cmd/Ctrl e
clique novamente na miniatura. Mova apenas a seleção ligeiramente para
baixo da mancha. Em seguida, volte à camada da tinta e use o pincel para
criar uma sombra escura apenas no braço.
21 Cor dos olhos
Vamos mudar a cor dos
olhos da modelo para que combinem com os acentos vermelhos do resto da
imagem. Como na etapa 17, selecione uma camada de ajuste Solid Color
e escolha o mesmo vermelho do preenchimento anterior. Depois, inverta a
máscara de camada e pinte sobre a íris da modelo com um pincel suave em
modo de mesclagem Linear Light. Veja em nossa ilustração à direita como deve ficar.
22 Mais cor nos olhos
Queremos que a cor da íris destaque-se ainda mais. Duplique o preenchimento (Fill) que acaba de criar e ajuste o modo de mesclagem para Vivid Light.
A seguir, escureça ligeiramente o vermelho. Será preciso apagar parte
da visibilidade conforme a cor se aproxima da pálpebra superior.
23 Colorização da máscara
Crie outra camada de ajuste Solid Color, novamente na parte de baixo da paleta Layers,
e ajuste a cor para um vermelho mais escuro que o dos olhos. Inverta a
máscara de camada e pinte sobre a máscara criada. Pinte também entre as
finas linhas vermelhas que saem do ombro.
24 Tonalização azul
Volte às opções de Adjustment Layer e selecione Curves. No menu Channel, clique em Blue
e suba um pouquinho o ponto inferior à esquerda. Depois, crie um ponto
no meio e suba-o ligeiramente. Passe uma borracha grande e suave sobre a
máscara de camada, no meio da imagem em torno do rosto e da parte de
cima dos braços.
25 Mais cor
Agora, acrescentaremos uma camada de ajuste de Hue/Saturation. Aumente a saturação para +13. Isso fará com que a imagem destaque-se um pouco mais.
26 Partículas flutuantes
Crie outra camada e, com um
pincel suave pequeno, ponha pontinhos em toda a tela para que pareçam
partículas pairando em torno da garota. Usando Pen Pressure com a borracha, esmaeça alguns deles para que estejam em diferentes profundidades de campo.
27 Limpeza
Antes de dar os toques finais, reveja seu
trabalho e limpe tudo o que precisa ser removido ou melhorado. Esse é um
bom hábito a adotar para não deixar passar coisas que não deveriam
estar ali.
28 Fragmentos de pele
Crie mais uma camada e use o pincel Chalk 60 Pixels
para incluir fragmentos de pele próximos aos buracos nos braços da
modelo, como se eles estivessem quebrando. Pinte-os em diferentes
tamanhos para dar variedade.
29 Sombra projetada
Finalmente, clique duas vezes na camada dos fragmentos, abrindo a caixa de diálogo Layer Style. Marque Drop Shadow e ajuste Opacity para 52%, Blend Mode para Multiply, Distance para 53 px, Size para 5 px e Angle para 120. Pronto, sua ilustração de moda está completa.
Recursos
Creditos
PhotoShop Creative
1 Recorte
A primeira coisa a fazer é recortar a modelo usando a ferramenta Pen.
Simplesmente trace ao redor do corpo inteiro (não se preocupe com os
cabelinhos soltos, que nem sequer ficarão visíveis na imagem final).
Faça uma cópia da seleção em uma nova camada. Use a Pen e apague o fundo entre os braços.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Abra uma nova camada e ponha-a por baixo da
anterior. Depois, selecione a parte mais clara da cor de fundo original
e preencha com ela a nova camada. Escolha um Airbrush macio e ajuste Opacity, Jitter e Flow Jitter para Pen Pressure em Brush Presets. Pinte pontos escuros para que a imagem se pareça com a original.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
3 Textura do fundo
Abra a textura MetalBare0117_L do
CGTextures e cole em sua tela sob a garota. Inverta horizontalmente e
aumente até que preencha a tela de todos os lados. Ajuste o modo de
mesclagem dessa textura para Color Dodge. Aplique uma máscara de camada e apague algumas partes para criar uma aparência desgastada.
- Spoiler:
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4 Adicione manchas na parede
Abra a textura SplatterWedge0020_L de CGTextures. No menu Channels, dê Cmd/Ctrl + clique no canal invertido na parte de baixo e cole a seleção na tela principal. Abra Hue/Saturation e arraste Lightness para -100. Use o comando Transform (Cmd/Ctrl + T). A seguir, dê Ctrl/clique direito e escolha Warp para ajustar as manchas a seu gosto.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
5 Mais manchas
Repita a etapa 4 usando as
seguintes imagens do CGTextures:
SplatterLeaking0007_L,SplatterWedge0020_L, SplatterCircle0017_L,
SplatterRound0050_L e BrushStrokes0003_M. Utilize também 1108939 de
sxc.hu. Crie máscaras de camada para as últimas duas imagens e para a
camada da modelo e esmaeça as bordas dos respingos usando a ferramenta Gradient ou o Soft Brush. Duplique BrushStrokes0003_M, inverta horizontalmente, comprima e ponha sob o original.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
6 Respingos nas roupas
Duplique
SplatterWedge0020_L, que está no fundo, e ponha por cima de tudo.
Diminua a escala, deforme e crie uma máscara de camada para esmaecer a
mancha usando um pincel suave, para que ela pareça um respingo sobre a
roupa.
- Spoiler:
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7 Respingos pretos no cabelo
Abra a textura SplatterCircle0006_L do CGTextures e siga a técnica do canal do passo 4 para recortá-la e aplicá-la à tela do tutorial. Pinte-a de preto usando Hue/Saturation e posicione os respingos mais finos no alto do cabelo da modelo e no fundo. Depois, use a ferramenta Eraser com um pincel suave e apague o respingo preto para que ele não cubra o rosto. Mantenha todas as texturas minimizadas e abertas.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
8 Manchas no rosto
Abra SplatterRound0052_L e use o passo 4
novamente para recortá-lo e colocar na tela. Em vez de deixá-lo
totalmente preto, transforme a cor vermelha em um marrom escuro e ponha
sobre o rosto da modelo como quiser, com modo de mesclagem Color Dodge. Mova as partes da mancha que não estão visíveis, colocando-as sobre a pele da garota.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
9 Mais respingos no rosto
Duplique os respingos no rosto que acaba de criar, altere o modo de mesclagem para Normal
e clareie de acordo com a cor da pele. Os pontos mais agudos dos
respingos devem partir do lado esquerdo da testa da modelo; apague tudo,
com exceção dessas pontas.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
10 Mais respingos na pele
Abra a textura SplatterCircle0006 do CGTextures e recorte como no passo 4; a seguir, posicione na tela. Ajuste o tamanho e ponha sobre o ombro da modelo. Segure Cmd/Ctrl
e clique na miniatura; selecione a cor da pele e pinte sobre a seleção
para trocar o vermelho por essa cor. Crie uma máscara de camada, dê Cmd/Ctrl + I para invertê-la e pinte sobre a área, deixando apenas os respingos nas costas.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
11 Fios de pele
Crie uma nova camada e selecione a ferramenta Line. Verifique se Fill Pixels está selecionado no menu superior e se Weight
está ajustado para 2 px. Selecione a cor da pele como cor de primeiro
plano e desenhe várias linhas diferentes saindo dos ombros, braços e
pescoço.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
12 Fios vermelhos
Crie outra camada e pegue a ferramenta Pen
com o botão Paths selecionado no menu superior. Crie demarcadores
curvos saindo do rosto e do ombro. Depois de criar a primeira curva, dê Ctrl e clique com o botão direito. Escolha Stroke Path para preencher o demarcador com a linha e delete o demarcador. Repita em todas as curvas.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
13 Ajustes na tinta
Crie uma nova camada e ponha-a sob as duas camadas de fios. A seguir, pegue o pincel Chalk 60 Pixels e, nas configurações do pincel, marque Other Dynamics. Ponha os Jitters Opacity e Flow em Pen Pressure nos menus de cortina.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
14 Pintando a pele
Para esta parte em particular do
tutorial, você vai usar seu olho artístico juntamente com a tablet para
criar o efeito de que a pele da modelo está sendo arrancada pelos fios
de 2 px criados anteriormente. Enquanto pinta, segure o botão Opt/Alt para que seu pincel se transforme no Eyedropper, permitindo selecionar diferentes tons da pele enquanto pinta.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
15 Buracos na pele
Em Brush Presets, desative Opacity Jitter.
Os buracos na pele devem ter bordas marcadas para dar a sensação de que
ela está seca e rachando. Também sugerimos pintar rachaduras em algumas
bordas para reforçar o efeito.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
16 Luzes na pele
Para que a pele pintada se destaque você
deve pintar luzes em parte da borda externa da pele solta. Não exagere
para a imagem não parecer muito contornada.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
17 Brilho nas roupas
Na parte de baixo da paleta Layers, clique no ícone Create a new fill or adjustment layer e selecione Solid Color.
Escolha um vermelho claro. Inverta a máscara de camada e pinte sobre a
parte de cima da roupa da modelo, onde ela é vermelha. Ajuste para Multiply.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
18 Mais respingos
Abra SplatterThickPaint0060_L, recorte a mancha e ponha-a na tela. Use Transform (Cmd/Ctrl + T) para comprimir um pouco a forma e posicione-a à esquerda do braço. Segure Cmd/Ctrl e clique na miniatura; depois, pinte sobre o vermelho com uma cor de pele e escureça a borda com a ferramenta Burn. Crie uma máscara de camada e apague a borda da direita para que ela se mescle à pele.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
19 Sem sobras
Pode ter sobrado uma franja vermelha ao redor das bordas da mancha. Para eliminá-la, vá a Layer > Matting > Defringe na barra superior, ajustando Width para 1 pixel. Dê OK. Esse recurso removerá 1 pixel de largura nas bordas da mancha.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
20 Sombra do respingo
Segure Cmd/Ctrl e
clique novamente na miniatura. Mova apenas a seleção ligeiramente para
baixo da mancha. Em seguida, volte à camada da tinta e use o pincel para
criar uma sombra escura apenas no braço.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
21 Cor dos olhos
Vamos mudar a cor dos
olhos da modelo para que combinem com os acentos vermelhos do resto da
imagem. Como na etapa 17, selecione uma camada de ajuste Solid Color
e escolha o mesmo vermelho do preenchimento anterior. Depois, inverta a
máscara de camada e pinte sobre a íris da modelo com um pincel suave em
modo de mesclagem Linear Light. Veja em nossa ilustração à direita como deve ficar.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
22 Mais cor nos olhos
Queremos que a cor da íris destaque-se ainda mais. Duplique o preenchimento (Fill) que acaba de criar e ajuste o modo de mesclagem para Vivid Light.
A seguir, escureça ligeiramente o vermelho. Será preciso apagar parte
da visibilidade conforme a cor se aproxima da pálpebra superior.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
23 Colorização da máscara
Crie outra camada de ajuste Solid Color, novamente na parte de baixo da paleta Layers,
e ajuste a cor para um vermelho mais escuro que o dos olhos. Inverta a
máscara de camada e pinte sobre a máscara criada. Pinte também entre as
finas linhas vermelhas que saem do ombro.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
24 Tonalização azul
Volte às opções de Adjustment Layer e selecione Curves. No menu Channel, clique em Blue
e suba um pouquinho o ponto inferior à esquerda. Depois, crie um ponto
no meio e suba-o ligeiramente. Passe uma borracha grande e suave sobre a
máscara de camada, no meio da imagem em torno do rosto e da parte de
cima dos braços.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
25 Mais cor
Agora, acrescentaremos uma camada de ajuste de Hue/Saturation. Aumente a saturação para +13. Isso fará com que a imagem destaque-se um pouco mais.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
26 Partículas flutuantes
Crie outra camada e, com um
pincel suave pequeno, ponha pontinhos em toda a tela para que pareçam
partículas pairando em torno da garota. Usando Pen Pressure com a borracha, esmaeça alguns deles para que estejam em diferentes profundidades de campo.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
27 Limpeza
Antes de dar os toques finais, reveja seu
trabalho e limpe tudo o que precisa ser removido ou melhorado. Esse é um
bom hábito a adotar para não deixar passar coisas que não deveriam
estar ali.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
28 Fragmentos de pele
Crie mais uma camada e use o pincel Chalk 60 Pixels
para incluir fragmentos de pele próximos aos buracos nos braços da
modelo, como se eles estivessem quebrando. Pinte-os em diferentes
tamanhos para dar variedade.
- Spoiler:
- [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
29 Sombra projetada
Finalmente, clique duas vezes na camada dos fragmentos, abrindo a caixa de diálogo Layer Style. Marque Drop Shadow e ajuste Opacity para 52%, Blend Mode para Multiply, Distance para 53 px, Size para 5 px e Angle para 120. Pronto, sua ilustração de moda está completa.
- Spoiler:
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